Blog Post

PRÓTESES MÉDICAS

Cendy Polcaro e Rick Fernandes • 21 de abril de 2019

Arte em favor da medicina

A vontade de escrever sobre próteses médicas surgiu após assistirmos um vídeo que contava um pouco do trabalho de uma mulher extraordinária, a artista Anna Coleman Ladd e suas próteses para reconstrução facial destinadas a soldados mutilados durante a primeira guerra mundial.

Anna estudou artes em Paris e em Roma, e apesar de ter feito alguns trabalhos como escritora seu trabalho sempre foi mais focado na escultura. Em 1917, seu marido que era médico foi indicado como diretor do Departamento Infantil da Cruz Vermelha em Toul, então eles tiveram que se mudar para a França. Lá ela conheceu o trabalho de Francis Derwent Wood, que trabalhava no Departamento de Desfiguração Facial em Paris.

Depois de entender o processo Anna abriu um estúdio com o apoio da Cruz Vermelha para fazer máscaras para esses soldados que sofreram mutilações durante a guerra.

O processo de produção da prótese passava por algumas etapas, primeiro, era feito um molde do rosto do soldado, assim era possível visualizar as partes que deveriam ser preenchidas e corrigidas. Depois era feito uma máscara, geralmente com cobre galvanizado, por ser um material leve, terceiro, a pintura, para essa etapa o soldado deveria colocar a máscara para que a Anna pudesse pintar, dessa forma ela conseguia deixar a pintura o mais próximo do tom de pele do paciente. E por fim, se fosse necessário, ela também podia reconstruir bigodes e sobrancelhas, todos com cabelos de verdade.

Esse trabalho incrível rendeu diversas cartas emocionantes de agradecimento de soldados que retomaram suas vidas, retomaram seus sonhos e sua auto-estima. Cartas essas que foram encontradas junto com seu diário.

O departamento responsável por ajudar os soldados mutilados foi dissolvido em 1919. Nesse curto espaço de tempo Anna produziu cerca de 185 máscaras. Com o fim do projeto Anna deixou Paris e seu trabalho foi extremamente elogiado e reconhecido por colegas e pelo governo Francês.

Em 1932 ela ganhou a medalha da Ordem Nacional da Legião de Honra, na França e uma medalha da Ordem de São Sava, na Sérvia.

Anna continuou esculpindo tanto em granito quanto em bronze e expôs seus trabalhos em várias galerias pelos Estados Unidos.

Anna morreu com 60 anos em Santa Bárbara, na Califórnia, em 3 de junho de 1939.


Bom... Depois de conhecer melhor a história da Anna ficamos encantados e nos perguntamos quais seriam os problemas de hoje para uma pessoa precisar de uma prótese facial, e como que por destino descobrimos que uma aluna nossa, Zélia Araújo, trabalha na área médica de próteses, então pedimos ajuda para entender melhor os desafios deste mercado, entre outras questões, confira a entrevista abaixo.

RFS: Como você começou a trabalhar com próteses com finalidade estética? E há quanto tempo você já trabalha com isso?

Z: Eu sou formada há 13 anos como PROTÉTICA. Eu já trabalhava com Próteses Dentárias após auxiliar dentistas, e na minha constante busca em me aprimorar eu assisti uma palestra com o Professor Éderson Orlandi e resolvi fazer o curso, a princípio por curiosidade, então eu o convidei para ministrar um curso no meu Centro de Aprimoramento e me identifiquei na hora!

Hoje trabalho no Laboratório Labor Total com mais especialidades: Especialista em Prótese Total, Ocularista (Prótese Ocular), Anaplastologista (Prótese Facial, Aréola, Auricular, Nasal) e sou sócia do Centro de Aprimoramento Labor Total.

 Foto: Centro de Aprimoramento Labor Total

RFS: Sua profissão tem algum nome específico?

Z: Podemos dividir da seguinte forma:

  • Protética - próteses dentárias;
  • Especialista em próteses bucomaxilofacial - reabilitação estética e/ou funcional de todo o vicerocrânio (parte do crânio que estão os órgão como o olho, orelha, nariz e boca)exige profissionais com ampla visão clínica para atuar em equipes multidisciplinares em âmbito ambulatorial e hospitalar (como por exemplo dentistas);
  • Ocularista - trabalha com próteses oculares;
  • Anaplastologista - próteses de silicones e resina para reconstruir olhos, nariz, orelhas, partes ou o todo da mão e pés, mamas e aréolas.

RFS: Atualmente, quais são os problemas mais comuns que as pessoas enfrentam para precisar de uma prótese?

Z: Na Anaplastologia são vários casos como, acidentes, doenças congênitas, mas a maior procura ainda são os pacientes Oncológicos (pacientes que tiveram ou tem algum tipo de câncer).

RFS: Como funciona o seu processo de trabalho? A produção é feita por uma equipe ou o mesmo profissional é responsável por todas as etapas de produção e acabamento da prótese?

Z: Pode ser por um profissional como também toda equipe, onde dividimos as tarefas e conseguimos confeccionar mais próteses. O legal é andar na mesma sintonia.

RFS: Quais materiais você utiliza e quanto tempo em média leva para uma prótese ficar pronta?

Z: É bem difícil falar em tempo, porque tem casos bem complicados que demandam mais tempo e mais provas antes da finalização, um caso mais tranquilo o tempo varia de 15 dias a 1 mês.

Materiais mais utilizados para as confecções são: ceras, plastilinas para modelagem, silicones, pigmentos para caracterização, metal fundido, resinas e gesso.

Para cada tipo de prótese existe um material mais adequado.

RFS: Como a prótese é fixada no rosto?

Z: A Prótese Facial é fixada com uma cola própria para pele (cola capilar) ou imãs, depende do caso.

No caso da cola se cuidar bem pode durar até 15 dias, mas vai depender da pele, se tem muita oleosidade ou não, m as sempre falo para tirar e lavar pelo menos 1 vez por semana.

RFS: É possível lavar? E no caso das mulheres, é possível maquiar por cima?

Z: Devem ser higienizados com água e sabão neutro. Podem ser maquiadas, só que deixamos avisadas que a sua duração será menor.

RFS: Quanto tempo dura esse tipo de prótese?

Z: Normalmente indicamos a troca em cinco anos, mas vai depender muito do paciente. Em relação à higienização, no uso correto, colar e retirar.

RFS: Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou/enfrenta nessa profissão?

Z: Foi no começo, quando ampliamos as especialidades no Laboratório, porque na Dentária o contato com os pacientes são mínimos, mas as Faciais e Oculares são diretos e no começo foi bem chocante!

Hoje estou mais tranquila, porém, ainda cada paciente “marca” de alguma forma, mas estamos felizes em poder ter adicionado mais especialidades no Labor Total.

RFS: Quais conhecimentos técnicos um profissional dessa área deve ter?

Z:Não precisa de faculdade, aliás os cursos superiores de próteses acabaram, só tem para dentistas-protesistas, mas existem cursos como Técnico de Prótese Dentária para conhecer bem os materiais e manuseá-los, curso de Anaplastologia e também super indico o curso de escultura figurativa onde aprendi mais técnicas tanto no uso da plastilina quanto o estudo de anatomia do corpo, o curso com o Rick abrilhantou ainda mais minha área, achei aexperiência sensacional, todos esses julgo serem importantíssimos para entregar próteses com qualidade. Tenho paixão por adquirir novas técnicas para resolver melhor cada desafio.

RFS: Você tem contato direto com os pacientes e suas histórias, muitas vezes eles estão sofrendo e estão com sua autoestima destruída, e com certeza, existe muita expectativa em cima do seu trabalho, e do resultado da prótese. Acho que eles enxergam esse trabalho como a luz no fim do túnel. Como você lida com esse caldeirão de emoções? Tanto as emoções do paciente, quanto as suas também...

Z: Infelizmente as histórias são todas tristes, porque sofreram muito até chegar até nós, tanto os pacientes como seus familiares. Contudo, chegam com uma expectativa gigante e a nossa responsabilidade só aumenta (rs)... Explico que faremos a prótese e que é UMA PRÓTESE. Nem sempre fica tão boa por motivos do espaço protético e que às vezes não dá para fazer muita coisa, mas a esperança em nós sempre continua.

Em relação ao caldeirão de emoções, é uma adrenalina do começo ao fim. Sinto a vibração dos pacientes e familiares durante todo o processo, na verdade, começo a sentir logo quando ligam me perguntando se faço (rsrsrs)...

Mesmo em meio à tanta adrenalina, espiritualmente falando, acredito que estamos sendo preparados e equilibrados a todo o momento que estamos em contato com eles e durante as confecções das próteses, porque quando finalizamos eu paro e penso... Como foi que eu tive tanta força? (rsrsrs) Acredito que são os anjos me acompanhando sempre!

RFS: E quando as próteses ficam prontas, qual é a sensação?

Z: Sensação de dever cumprido!

Tanto os pacientes e familiares, quanto nós, ficamos na expectativa ao instalar a prótese, só saberemos se ficou boa no final quando verificamos a harmonização da cor da prótese com a da pele do paciente e adaptação. Nós profissionais ficamos focados nestas verificações finais, enquanto isso o paciente e seus familiares já estão vibrando de alegria, pois já conseguimos reabilitá-los, e para eles é tudo que precisam!

O mais gratificante pós-instalação é presenciar na hora as ligações para cabeleireiros, combinando festas, almoços e viagens... a alegria deles ao voltar para suas vidas sociais. Os agradecimentos dos seus familiares com a batalha vencida, a felicidade pairando por todos os lados, só posso chamar de ESPERANÇA RENOVADA, são estas as palavras que me fazem seguir para o próximo caso e na melhor das energias por fazer o bem para alguém!

RFS: Você já pensou em desistir dessa profissão por algum motivo?

Z: Não me vejo fazendo outra coisa! Tenho uma paixão enorme por esta profissão e só aumenta a cada dia!

RFS: Qual foi a prótese mais difícil que você já fez?

Z: Para mim, quando se trata de naturalização e dedicação, todas se tornam bem difíceis, mas teve um caso que foi bem difícil porque o paciente era uma criança de 10 anos e devido a várias cirurgias, tinha um trauma muito grande, foi mais complicado no começo para ele aceitar, mas na segunda prova da prótese conseguimos deixá-lo tranquilo, concluímos com o resultado bem satisfatório e nosso pequeno saiu super feliz e com sua bola de futebol nova (rsrs).

Trabalhar com crianças abala um pouco mais!

RFS: Por fim... Qual é a sua dica para quem tem interesse em seguir nessa área? Por onde começar? Que tipos de empresas prestam este serviço?

Z: Muita dedicação, muito amor pelo próximo, acreditar que nem sempre você vai trabalhar por dinheiro e sim para ajudar, saber que você vai deixar alguém feliz e grato pelo seu trabalho o resto da vida não tem preço.

Ao entrar nesta área você vai sentir a necessidade de sempre querer buscar o melhor para os seus pacientes, a sensação de querer chegar à perfeição e realismo é infinita!

Hospitais, laboratórios e clínicas são os locais que nós profissionais mais trabalhamos.


Veja uma entrevista com o Professor Éderson Orlandi


No vídeo abaixo você poderá ver um pouco do processo de produção das próteses.


Curiosidades


  • As próteses ortopédicas mais antigas já encontradas foram descobertas nas múmias, tem a forma do dedão do pé direito e são aproximadamente de 600 a.C. Uma das próteses era formada por três partes de madeira unidas por tiras de couro, que garantiam a mobilidade. Pode ser vista no Museu de Cairo.


  • Diversos materiais já foram usados na fabricação de próteses, como madeira, couro, aço, fibra animal, alumínio, polímero, borracha, forro de EVA, espuma de plástico, silicone, resina e fibra de carbono.


  • Estética: com a evolução dos materiais algumas pessoas preferem agregar um design diferenciado a suas próteses, como forma de expressão e superação. Veja no vídeo abaixo uma empresa que trabalha com a personalização de próteses ortopédicas.


  • Próteses em animais: As próteses não são usadas apenas em seres humanos, muitas próteses já foram feitas para aliviar a dor de animais, evitando o sacrifício dos mesmos.


  • Futuro: já é possível escanear o rosto da pessoa para pular a fase do molde, por exemplo. A modelagem e impressão 3D também já são usadas para próteses externas e até mesmo para planejamento de cirurgias, e as pesquisas estão dedicadas para que no futuro seja possível imprimir órgãos, acabando assim com as filas de espera.

A arte apenas para contemplação e reflexão já são extremamente importantes para a cultura de uma sociedade, mas quando aliamos a arte com medicina para devolver a esperança para pessoas que já sofreram tanto... É realmente incrível! Os profissionais dessa área são verdadeiros heróis e merecem todo o nosso respeito e admiração! Parabéns!


Esperamos que você tenha gostado dessa matéria. =)

Labor Total

E-mail: zelia.labortotal@gmail.com
Telefone: 11 4109-4082

Rick Fernandes Studio
Site: www.rfstudiofx.com
Intagram: https://www.instagram.com/rick_fernandes_studio/
Facebook: https://www.facebook.com/rickfernandesstudio/
E-mail: cursos@rfstudiofx.com.br

Por Rick Fernandes 31 de maio de 2023
E essa foi a segunda turma do Workshop do Gandalf! Alguns alunos voltaram para aprender as peculiaridades deste personagem. Outros vieram ao nosso Studio pela primeira vez. Alguns iniciantes e outros já modelavam em outros materiais como argila e biscuit. Sempre existe uma troca de informações e experiências, me sinto sempre renovado, pois também gosto de aprender com meus alunos! Foram dois dias e meio muito divertidos! É cansativo... puxado... mas com certeza damos boas risadas no processo. Muito obrigado a todos os alunos que participaram, agradeço a dedicação e por confiarem no nosso trabalho! As esculturas ficaram muito bonitas! Parabéns galera! Agradeço a minha equipe, que está sempre pronta para me ajudar! Cendy Polcaro, Dany Dje e João Fernandes. Com vocês tudo fica mais fácil e divertido. Os alunos produziram a escultura do Gandalf em plastilina soft do Maya Clay. Abaixo você pode ver um pouco das fotos do processo.
Por Rick Fernandes 24 de maio de 2023
Workshop Gandalf - Primeira Turma E foi assim com muito aprendizado, descontração, dedicação e técnica que finalizamos a primeira turma do workshop do Gandalf. Parabéns a todos os alunos que toparam o desafio de modelar esse personagem icônico! Foram 2 dias e meio de muito foco e empenho de cada um, e o resultado fala por si só! Alunos sem experiência, com pouca e muita estavam juntos em busca de conhecimento. Estamos felizes de poder proporcionar essa experiência, que na realidade é sempre uma troca com todos nossos alunos, e que vocês possam dar continuidade nessa apaixonante arte que é a escultura! Obrigado ao meu time, meu amor @cendypolcaro @danydje e @joao_frnands , com vocês fica mais fácil e divertido sempre!! ❤ Obs: Durante o workshop utilizamos a plastilina (massa de modelar), este é um material que não endurece e não seca, mas é perfeito para os estudos.
Por Rick Fernandes 24 de maio de 2023
Voltamos!! E foi especial!! E foi com essa turma super animada e divertida que inauguramos o nosso novo Studio. Foram 3 dias modelando essa personagem incrível com formas sinuosas, movimento para todos os lados e expressão. Foi muito bom poder voltar a sentir essa energia. Muito obrigado a todos os alunos que acreditaram em nosso trabalho. Parabéns pela dedicação e empenho de cada um de vocês! E mais uma vez agradeço todo o apoio, carinho e suporte do meu super time. @cendypolcaro @danydje @joao_frnands amo vcs! Agradeço ao amigo @maiaclay_oilclay pelo excelente material e por mais uma parceria de sucesso. E bora pro próximo! Você pode ver todas as informações dos cursos no nosso site. www.rfstudiofx.com (link na bio) Fotos @cendypolcaro Workshop realizado nos dias 22, 23 e 24 de Abril de 2023.
18 de outubro de 2021
Nessa foto estão presentes alunos muuuito dedicados. O workshop do Stitch foi um grande desafio e todos se saíram muito bem! Infelizmente tivemos que estender um pouco o workshop e dois alunos não podiam ficar, e para minha alegria, os outros alunos pediram para fazermos a foto da turma, mesmo que os modelos ainda estavam incompletos, porque o mais importante era que todos estivessem na foto. Eu sempre fico muito emocionado e feliz com essas pequenas grandes coisas! Bom, quem pode ficar um pouco mais, só espero que esteja tão feliz com o resultado quanto eu. Agradeço a todos pelo esforço e compreensão. Saibam que as portas sempre estarão abertas para vocês. Também quero agradecer todo apoio e assistência da professora e irmã Dany Dje, e da minha parceira de vida e negócios Cendy Polcaro. Vocês tornam todo o processo mais fácil e divertido. Obrigado e até o próximo workshop!
9 de setembro de 2021
A galera dessa foto não é fraca não! Enfrentaram 4 dias de workshop!!! Baita desafio! E ainda fizeram isso dando muita risada, acredita?! O He-man é um personagem super técnico, porque praticamente toda sua anatomia fica evidente, então tivemos quer dar uma atenção especial para isso, por isso estou muito orgulhoso do resultado de todos os alunos! Parabéns galera!!! É claro que tudo fica mais fácil e divertido com o suporte dos professores Dany Dje e João Fernandes. Dois irmãos para mim. Valeu por estarem ao meu lado em mais um workshop. Também quero agradecer minha esposa Cendy Polcaro por me ajudar a organizar o workshop, fazer a apostila e por todas as fotos e vídeos. Não queria ter outra pessoa ao meu lado. Obrigado a todos galera!
23 de agosto de 2021
Aaaaahhhhh Meu Deus!!!! Sim!!! Centésimo workshop do Studio realizado com muito sucesso! Não tenho palavras para expressar o que tudo isso significa para nós. São 10 anos de Studio e 100 workshops realizados, dentre eles tivemos os mais variados temas, como criaturas, cartoons, comics, feminino, masculino, bustos... Sempre tentamos trazer temas novos e variados para ajudar diversos artistas, por isso poucos temas foram repetidos. E um verdadeiro filme passa em nossas cabeças, momentos difíceis, momentos de aprendizado, muitas risadas, e muitas pessoas incríveis passaram por aqui. No workshop número 100 veio um aprendizado, respeitar os limites do corpo. No segundo dia de workshop minha mão estava latejando de dor por conta de uma lesão, e estava sendo praticamente impossível continuar a aula. E ao falar com os alunos, todos foram extremamente compreensivos e me apoiaram para repormos o restante do conteúdo em outro domingo. Sou tão grato por isso, pois sei que dessa forma eu pude entregar o nosso melhor. E todos saíram com esculturas muito lindas. Estamos muito orgulhosos de todos vocês. É uma verdadeira felicidade para mim, como professor, saber que ao longo desses anos despertei um pouco desse amor pela arte em muitos alunos, e hoje posso vê-los voar e brilhar com seus trabalhos. E nesse centésimo workshop o tema surgiu com minha animação favorita " O Rei leão", e com uma cena e com uma música que deixa uma verdadeira lição para vida.... Ciclo Sem Fim.... Caraca... É muita emoção para um post só. Só posso dizer que somos muito gratos por tudo! Obrigado a todos os alunos que participaram deste e de todos os outros 99 workshops que realizamos. Obrigado a minha equipe maravilhosa. Cleyton, Gustavo, João, Dany e meu braço direito Cendy. Com vocês tudo fica mais fácil e mais divertido.
14 de julho de 2021
Workshops são sempre puxados... Fazer anatomia feminina então... Não é moleza! Mas tudo fica mais leve quando a turma é animada como essa! Nossa...Quantas risadas, quantas histórias! E passar o conteúdo fica até mais fácil. 😊 Obrigado à todos por toparam esse desafio de 3 dias, parabéns à todos os alunos por todo o foco e dedicação! Os resultados ficaram ótimos! Continuem estudando sempre para evoluir! Obrigado a todo meu fiel time, meu amor @cendypolcaro por todo apoio, marketing, fotos para apostila, cuidados com os alunos, fotos dos bastidores, logística, todo o companheirismo e luta....TE AMO!! Obrigado aos meus amigos professores @joao_frnands e @danydje pela ajuda com os alunos, parceria e amizade...obrigado meus irmãos! Obrigado 🙏🏻❤
24 de maio de 2021
Este mês iniciamos um projeto bem legal, o Café com Escultura ! Todas as quintas as 20:00h fazemos lives no nosso Instagram com o objetivo de bater um papo, trocar ideias, falar sobre materiais e livros, responder dúvidas e modelar ao vivo. A primeira modelagem do "Café com Escultura" foi esse busto de dragão chinês amarelo, referência do maravilhoso livro Dracopedia. A nossa live piloto não ficou gravada, mas as outras duas estão lá no perfil pra você conferir. Então já sabe, na próxima quinta você está convidado pra tomar uma café e falar sobre arte com a gente! Até lá!
8 de abril de 2021
Aqui nesta punlicação você poderá conferir os cinco alunos que tiveram o melhor desempenho segundo a nossa banca de jurados (Rick Fernandes, Cendy Polcaro, Cleyton Amorim, Dany Dje, João Fernandes e Salvatore Aiala). Nós avaliamos principalmente a criatividade, apresentação dos projetos e evolução de cada aluno durante o Projeto Fênix. Confira os lindos trabalhos abaixo. Quinto Lugar A aluna Ira Bueno trouxe ideias bem diferentes, porém todas tinham uma assinatura. Em todos os trabalhos apresentados foi possível observar fortes referências a natureza (como animais, plantas e texturas) que ajudaram a construir os personagens. Outra coisa muito legal foi ela trazer suas experiências de vida, como o seu mestrado, para construir a história do herói. É por isso que eu sempre digo que cada artista é único. Enfim, todos os trabalhos foram muito bem detalhados e ficaram lindos, mas confesso que o que eu mais gostei foi o primeiro desafio, o da fobia, achei o personagem muito original e a solução que ela encontrou para escultura foi muito elegante e bem executada.
6 de abril de 2021
O quarto e último desafio do nosso projeto Fênix foi desenvolver personagens para um jogo futurista, imaginar o futuro (cultura, roupas, transporte, ambiente e etc.. ) também é um ótimo exercício de criatividade, pois apesar de existirem inúmeras especulações sobre, ainda não sabemos como serão as coisas de fato, e essa também é uma ótima reflexão, ainda mais agora, com tudo que estamos vivendo, temos que aprender alguma lição com essa experiência de Pandemia para poder melhorar. Bom, a história do jogo foi desenvolvida pelo Rick Fernandes alguns anos atrás, quando ele decidiu desenvolver personagens futuristas e queria que os personagens tivessem uma história, e personalidades definidas. Abaixo segue o briefing que foi passado para nossos alunos, assim se você também quiser criar, poderá usar essa base.
Show More
Share by: